Municípios do semiárido fazem capacitação em políticas públicas para a infância
Meta é focar na erradicação da fome e da miséria, garantia da educação básica para todos e redução da mortalidade infantil
Mais de 470 representantes de 123 municípios, entre eles 96 adolescentes, participaram do 4º ciclo de Capacitação do ‘Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2009 /2012’, onde foram discutidas propostas de políticas públicas para a infância e a adolescência do Semiárido baiano.
Os encontros, promovidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), através do Comitê Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, aconteceram em quatro polos: Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana.Em Juazeiro, nos dias nos dias 6 e 7 de julho, reuniram-se 70 representantes de 18 municípios. No dia 14, em Barreiras, compareceram 94 pessoas de 22 municípios. Vitória da Conquista, no dia 20, contou com 110 participantes de 28 municípios. O encerramento, em Feira de Santana, nos dias 26 e 27, reuniu 199 pessoas de 55 municípios.
O secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, ressaltou o empenho do governo do Estado, através das secretarias, para alcançar os objetivos do milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, em especial no que diz respeito à erradicação da fome e da miséria, garantia da educação básica para todos e redução da mortalidade infantil.
Comitê Gestor Estadual
A Bahia vem trabalhando na articulação e integração de ações e políticas, promovendo o intercâmbio técnico entre as secretarias e apoiando o fortalecimento de atores sociais estratégicos e de políticas municipais. O resultado desse trabalho se reflete na avaliação feita pelo Unicef, segundo a qual, a Bahia melhorou em 10 dos 14 indicadores pactuados. Dentre os principais avanços, destaca-se a diminuição da taxa de mortalidade infantil no Semiárido baiano.
Ferramentas
Em todos os encontros foram realizadas duas oficinas, uma sobre estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, e a outra sobre o direito à comunicação e a participação de adolescentes na discussão das políticas públicas. Os representantes de todos os municípios receberam publicações técnicas discutidas nas oficinas, para aprimorar as metodologias de implementação das políticas públicas municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário