IDAN (Postagem - Daiane Guedes)

IDAN (Postagem - Daiane Guedes)
O IDAN – Instituto do Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido, associação sem fins lucrativos, criada em 02 de junho de 2006, tem como finalidade principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social das famílias agrícolas do semi-árido baiano, promovendo o combate à pobreza, através da educação e organização dos produtores, implantar e consolidar o associativismo, as parcerias rurais integradas e a inserção em cadeias produtivas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Educação no Semi-Arido Baiano

Projeto de educação no semiárido é destaque no Programa Ação da Globo

A experiência de educação contextualizada desenvolvida pelo Projeto Canudos, coordenado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi destaque, neste último sábado (16/07), no Programa Ação transmitido pela Rede Globo.

A reportagem, com 22 minutos de duração, mostrou o trabalho construído no município de Canudos - Bahia na área da convivência com o semiárido. A experiência de educação contextualizada, desenvolvida nas escolas do município, foi um dos destaques por despertar nos alunos o interesse em conhecer a realidade do sertão e criar novas alternativas de desenvolvimento sustentável.

O projeto tem desenvolvido importantes e pioneiras atividades nessa região do semiárido baiano. “Atuamos com as potencialidades do povo e da cultura sertaneja, com foco no turismo histórico, agricultura irrigada e de sequeiro, pesca e piscicultura, educação para a convivência a realidade local e manifestações culturais”, conta Luiz Paulo.

Junto com a população local, os profissionais do projeto buscam soluções para os problemas enfrentados pelos produtores rurais, como a perda da produção de bananas em razão dos fortes ventos; e a diminuição dos peixes no açude em razão da pesca predatória. O Projeto Canudos também apóia a produção de mel, e do artesanato feito com fibras de bananeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário