IDAN (Postagem - Daiane Guedes)

IDAN (Postagem - Daiane Guedes)
O IDAN – Instituto do Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido, associação sem fins lucrativos, criada em 02 de junho de 2006, tem como finalidade principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social das famílias agrícolas do semi-árido baiano, promovendo o combate à pobreza, através da educação e organização dos produtores, implantar e consolidar o associativismo, as parcerias rurais integradas e a inserção em cadeias produtivas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Educação para o semiárido é discutida em Feira de Santana


Projeto Cisternas nas Escolas, desenvolvido em 13 municípios baianos, realiza entre quinta (27) e sábado (29), em Feira de Santana, seminário sobre educação contextualizada para o semiárido.


Cisternas e hortas comunitárias estão possibilitando alimentação de qualidade para diversos alunos da zona rural
Cisternas e hortas comunitárias estão possibilitando alimentação de qualidade para diversos alunos da zona rural




Entre quinta (27) e sábado (29) acontece em Feira de Santana (BA) mais um Seminário de Formação de Professores do Projeto Cisternas nas Escolas. O evento, que será realizado na Pousada Central, reunirá educadores de 13 municípios do semiárido baiano, debatendo métodos de ensino apropriados às comunidades sertanejas, a chamada “educação do campo contextualizada”. A iniciativa é do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Governo Federal.

Iniciado em 2009, o Cisternas nas Escolas implantou cisternas de armazenamento de água em 43 unidades escolares, além de hortas comunitárias, que estão possibilitando alimentação de qualidade para diversos alunos da zona rural. A formação de professores é uma das principais atividades do projeto, com o objetivo de levar para a sala de aula as reflexões sobre a realidade local, valorizando a região e incentivando a permanência no campo.

Com a experiência do Projeto Cisternas nas Escolas, a Bahia ganhou visibilidade nacional, tornando-se referência para ações na área de segurança alimentar. A iniciativa está sendo ampliada para os demais estados nordestinos, numa parceira entre a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Cooperação Espanhola e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário